08/01/2009

Перестройка


..............Moscovo...............................Kiev..................................


Política ou "Braço-de-Ferro" em Família?

Na guerra do gás, entre a Rússia e a Ucrânia, em que de transparente o que há, é mesmo só o gás, ambas as partes culpam-se mutuamente pelo corte do mesmo. E o facto de nestas lutas, a solução residir em Presidentes e Primeiros-Ministros, tudo indica que é um problema político em vez de um "simples" litígio económico. E a aproximação à NATO por parte da Ucrânia, também poderá estar na base desta quezília, como muitos afirmam.

Mentirosos ou Aldrabões?

"Por isso, ontem, o presidente russo Vladimir Putin, ordenou aos dirigentes da Gazprom que apresentassem à União Europeia o “contrato sobre o trânsito assinado com a Gazprom” para que Bruxelas receba provas de que é Moscovo e não Kiev que tem razões de queixa.

Por outro lado, o chefe do Governo russo deveria também apresentar o memorando assinado com o Executivo de Kiev sobre os preços do combustível russo para a Ucrânia. Pois, segundo as autoridades ucranianas, esse documento prevê uma transição gradual dos preços. Coisa que a Rússia não está a fazer."


Será o Fim ou uma Trilogia?

Visto que os "Observadores europeus" já foram convidados pela Ucrânia para terem acesso às instalações de transporte de gás, para esta, retomar assim o abastecimento, apenas podemos esperar para ver.



E agora a pergunta para os 100 milhões de euros:
Afinal quem é que cortou o gás. A "mãe" ou a "enteada"?


Fontes: Público e Da Rússia (blog)


(e agora, para aquecer um bocadinho, deixo-vos o ucraniano Eugene Hutz, como Gogol Bordello, com os seus gipsy punk rockers :)


3 comentários:

Johnny disse...

E que sistema é que eles usam para passar as botijas de gás pela Ucrânia? Ele há coisas... usassem camiões

(ok, sou uma besta)

Mas, sem piadas foleiras, Gogol bordello é das melhores cenas que há... e eu que pensei, quando me mostraste, pelo nome, que devia ser uma cantora brasileira ou uma qualquer variação de Nina simone ou Maria Rita! Vai-se a ver, não tinha nada a ver. E dos melhores concertos, também!

ipsis verbis disse...

jonhy:

"usassem camiões"

Sim. Faziam o Rússia Dakar, que ia da Sibéria, para a Europa, passando pela Ucrânia.

:)

Gogol Bordello foi uma grande descoberta em 2006. E o concerto, pois, foi dos melhores que vi.

Johnny disse...

Que grande e radical ideia: um Rally que atravessasse a Sibéria, no qual todos os participantes teriam de transportar botijas de gás!

:)