"Em resposta à anunciada intenção da Finlândia não alinhar no empréstimo da União Europeia a Portugal, eis um vídeo capaz de levantar o moral de qualquer português. E onde não faltam umas quantas alfinetadas aos nossos amigos finlandeses..."
* Mesmo que no final nos saiba a muito. O pessoal não está habituado...
P.S. (depois de aturada discussão noutras plataformas) - É certo que tem incorrecções, inexactidões, suposições, etc e tal, e tem alguns aspectos que podem ser conotados com uma perspectiva demagógico-nacionalista (se estiverem muito inclinados para aí. Muito inclinados, mesmo), mas é convicção dos autores deste blogue que a política tem pouco interesse no que à comédia e a vídeos engraçados diz respeito e o ponto principal a reter é esse: é um vídeo engraçado. Claro que também apreciamos o facto deste vídeo assentar em informação sobre Portugal que muita gente desconhece de facto, alguma até colocada numa perspectiva negativa, como o facto de sermos o país com mais títulos de um "desporto que não se pratica em mais lado nenhum" ou o facto de sermos o único país que nunca ganhou o festival da Eurovisão, naquilo que poderá ser visto como uma crítica às nossas próprias representações... Mas se olharmos para este vídeo como algo simples, que alia até algum conhecimento a um fino humor - veja-se o exemplo da secção respeitante ao vinho Rosé, "We invented Rosé, we sell Rosé, we don't drink Rosé" -, ganharemos mais, até porque aprendi uma ou duas coisas que desconhecia ao ver este vídeo. A discussão relativamente ao futuro de Portugal é uma reflexão pertinente, claro, mas não é este vídeo o culpado da situação a que chegámos e os criativos que o fizeram não serão os inimigos do desenvolvimento de Portugal... mas cada um com a sua.
Poço das Traves - Ruivães (Vieira do Minho)
-
O Poço das Traves, em Ruivães, Vieira do Minho, é uma dádiva da natureza
que a mão humana adaptou ao lazer. A limpidez e a transparência das águas
do Rio C...
18 comentários:
A cena do Rosé está muito fixe...
johnny,
Sim, tem várias incorrecções, mas deixa lá, o "arigato" não é mesmo, etimologicamente falando, uma palavra tuga, mas a "têmpura" é. (entre muitas outras)
Também somos dos países que inventaram mais coisas, mas do que seria de esperar depois disto, o país que por sua vez tem menos patentes registadas...
O teu Post Scriptum disse tudo e mais alguma coisa pois o meu asterisco estava ali demasiado ténue. Obrigada.
Gaijin!
Ui.... estou farta de ver comentários acerca deste vídeo mas a tua opinião é uma das que mais encaixa na ideia que eu tenho acerca deste assunto. Há pontos que são imprecisos, outros que são discutíveis, outros claramente demagógicos. Já li que é a "atitude de um aristocrata arruinada perante um novo-rico" (no a-terceira-via.blogspot.com), mas não me parece que isto seja para levar demasiado a sério, nem como motivo de risota. É giro e pronto.
Isso mesmo, Briseis. É giro, mas claro que os leitores deste blogue são pessoas sensatas e tolerantes... e não tão demagógicas como a demagogia que alguns pretendem criticar.
(Agora, o pior é se aparece alguém que partilha da opinião deles...)
E os Finlandeses já responderam :)
E está bem... todas as disputas diplomáticas fossem fossem assim.
http://youtu.be/aBn7V29jFWs
A resposta deles está mais fraquinha a nível estético, mas como mensagem tocou-me mais :)
o vídeo é entusiasmante, o que era, notoriamente, o seu objectivo. tenho pena (além das incorrecções históricas, já que o objectivo não era fazer um documentário nem um tratado em vídeo de História), é de estarmos a cobrar um apoio humanitário - que nem sequer foi espontâneo nem, tão pouco, inocente em termos de objectivos políticos - prestado há mais de meio século :(
Moyle,
Exacto. Uma tentativa de chantagem emocional, quase.
É tão raro encontrar patriotas. | Acho uma das coisas mais bacanas, honrar o lugar no qual você nasceu.
O vídeo terá servido para de uma forma muito leve mandar um recadinho aos loirinhos legítimos de olho azul, (esclarecendo melhor aos ainda mais radicais olhos azuis, aqueles que são contra a ajuda a portugal)
Tem uma informação vaga e muita ironia. Mas para os Nódicos tudo tem de ser curto e grosso e frio. Eles entenderam e até como todos sabem deram resposta. Agora até o resto do mundo quer que esta brincadeira se transforme num jogo de ping-pong. Não deixa de ter a sua piada...Vamos ver se continua!
Cada um com a sua e todos com consciência, é disso que precisamos.
Eu não digo que os leitores deste blogue são todos inteligentes, tolerantes e compreensivos?
(MZ, estou em falta na leitura do teu blogue... flatam-me dois, mas há pouco tempo... a ver s ehoje ou amanhã.)
Hahaha, todo o tempo do mundo!!!Acho que não vais gostar do que escrevi... é só um palpite :)
e no meu caso, bonitos também :)
Como o sol!
e no meu caso, bonitos também.
Como o sol, Moyle!
ahahahahahaha. precisamente :)
Enviar um comentário