22/05/2007

La guernica











" GUERNICA " é um óleo sobre tela pintado por Pablo Picasso que data de 1937. Nela está representado o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica a 26 de Abril de 1937, por aviões alemães. Foi, na altura, executado para o pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris. O painel tem as dimensões de 350 x 782 cm. e encontra-se actualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

Na sua composição, a pintura foi feita sem uso de cores, em preto e branco - algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidade. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios destruídos pelo intenso bombardeio da Luftwaffe, a força aérea nazi.

As figuras foram feitas ao estilo dos frisos dos templos gregos, através de um enquadramento triangular das mesmas. O posicionamento diagonal da cabeça feminina, olhando para a esquerda, remete o observador a dirigir também o seu olhar da direita para a esquerda, até o lampião trazido ainda aceso sobre um braço decepado e, finalmente, à representação de uma bomba explodindo.

Sem comentários: