14/11/2010

As pessoas más

Gosto de pessoas más, do avô que puxa o cabelo do neto, do tio que dá um pontapé no rabo de um sobrinho, da irmã mais velha que goza com o choro do mano. São gestos envergonhados de amor.

Gosto de pessoas más que entram nas discussões sem ter medo do caminho que podem levar, gosto de pessoas que discutem sem paternalismo com crianças, velhos, doentes ou pessoas pouco inteligentes. Isso é igualdade e respeito.

Gosto de pessoas más que dizem obrigado, bom dia e com licença, mas que se recusam a falar da chuva, da crise ou da vizinha. São pessoas que dão valor às palavras.

Gosto de pessoas más que magoam sem querer e agem como se nada se passasse. Inocência.

Gosto de pessoas más, de pessoas com má-cara que são sempre do contra, pessoas que dizem aos amigos o que eles têm de ouvir e não o que eles querem e esperam ouvir, pessoas que ajudam e apoiam, mas que deixam cair e esperam que os outros se levantem sozinhos sem dizer nunca eu bem te avisei.

Gosto de pessoas más… gosto de tudo nas pessoas más. Acho-lhes piada. Só não gosto quando são más.

(João Freire)

Lovage - Book Of The Month

30 comentários:

Por entre o luar disse...

Não sei porquê, mas revi-te nalgumas dessas descrições :D eh eh

Por entre o luar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Otário Tevez disse...

hum... gostei dessa música...

meldevespas disse...

tá bem pensado..eu também tendo a gostar desse tipo de gente assim pró desavergonhada, e às vezes a ser uma delas. no entanto fiquei um bocadinho de nada preocupada, é que lá em casa estão-me sempre a dizer "lá vens tu com a tua simpatia...". não me parece que eles apreciem a minha "boa" onda.

Vita C disse...

e porque são "más" essas pessoas?

Johnny disse...

Por entre o luar, nada disso!

Otário, é fixe, é. O Mike é o maior!

Mel, mais tarde vão dar-lhe o devido valor.... or else...

Vita C, não sei, mas estão sempre a dizer-lhes: "não sejas mau", "não faças isso. És tão mau."... and so on, and so on...

Brown Eyes disse...

johnny há aí uma confusãozita não? Pessoas más é uma coisa e pessoas frontais outra. Eu considero-me uma pessoa frontal mas seria incapaz de:
Magoar sem querer e agir como se nada fosse, isso não é inocência e se há inocência não há maldade, não? Alguém no seu juízo perfeito sabe que magoa e se o faz a pessoa merece, não há que pedir desculpa, se não o merece e não pede desculpa não é humilde. Enfim...há aqui muito para conversar. não? Tu deves estar a referir-te a alguém em especial. Eu não gosto de pessoas más, gosto de pessoas frontais, que me dizem na cara o que pensam e não andam nas costas a cortar-me na casaca. Estas últimas sim,são más. Beijinhos

Johnny disse...

Ó Mary, tu nunca me compreendes pá... snif, snif...

Mas as pessoas chamam pessoas más a essas pessoas, que são frontais, que são educadas mas não riem muito... se calhar a culpa é minha de não me fazer entender... :(

Brown Eyes disse...

Johnny pois chamam mas essas pessoas não o são. Mas, as pessoas gostam de gente que mente,as pessoas não gostam de enfrentar a realidade, gostam de viver numa ilusão. Problema maior dessas pessoas que mentem é fazerem-no à frente de nós, por trás cortam e não é pouco. Como dizes essas tais passam a vida a rir e parece que nos metem no coração mas, depois...Beijinho

Johnny disse...

Parece sempre que estás a discutir comigo, concordando comigo O.o

Há erros, no entanto, em que continuamos a cair... lá está, porque não somos mesmo más pessoas... mas também é preciso arriscar sair magoada para teres a possibilidade de ser feliz :)

Brown Eyes disse...

johnny não estou a discutir contigo, apenas a aclarar o que disseste. :) Magoados somos sempre, mesmo que não queiramos. Temos que lidar com tanta espécie de pessoas que é quase impossível preservarmo-nos ao ponto de não deixarmos que nos magoem. Não gosto de gente falsa e evito lidar com esse tipo. Sei ser distante o suficiente para que não se aproximem. Feliz sou longe dessa gente. Beijinhos

Johnny disse...

Nã... eu ainda noto alguma amargura em ti. Eu tenho olho para isso. E se há alguma coisa que o Lost nos ensinou no último episódio é que é preciso sabermos deixar-nos ir (let go)... e quando isso acontece...

Brown Eyes disse...

Johnny nunca gostei do Lost. Não me deixo ir. Beijinhos

Johnny disse...

Fazes mal. Beijinhos.

mz disse...

São estas as tais pessoas que nós não gostamos porque nos abrem os olhos sem na verdade nos quererem fazer mal?
Se forem eu entendo-te.

Gostei particularmente do primeiro parágrafo...
"Gestos envergonhados de amor"

Gostei porque conheço pessoas assim. São pesssoas que têm dificuldade em se manifestarem com beijos e abraços porque talvez nunca os tiveram.

São principamente homens e pertencem a uma geração mais antiga.

Pronúncia disse...

Gosto de algumas das tuas pessoas más, mas não gosto de más pessoas...

Johnny disse...

Pronúncia, ninguém deve gostar, dependendo a questão das más pessoas de pormenores de gosto pessoal.

Johnny disse...

MZ, tal e qual... de facto, lembro-me sempre de um homem que corresponde a essa definição e de quem eu gostava muito... e gosto.

João Roque disse...

Estava cheio de medo, mas a última frase fez-me suspirar de alívio.

Moyle disse...

este post é, a uma quantidade enorme de níveis, muito, mas mesmo muito, bom. nem vou tirar consequências. fica por aqui :)

Johnny disse...

Toda a gente acha piada ao feitiozinho difícil, Pinguim, também é disso que eu me refiro, toda a gente gosta de brincar com os outros, também... o problema é quando o feitiço se vira contra nós, quando somos a vítimas e essas pessoas são apenas e só más. Claro que disso já ninguém gosta.

Olha, ó Moyle, então muito obrigado por esse grande elogio, que me deixa muito orgulhoso.

Brown Eyes disse...

Eu dei que estás a brincar. Achas que não sei? Beijinhos e dorme bem.

Johnny disse...

Ainda agora são duas da tarde e já estás a mandar-me para a cama? Xiça!!!

Anónimo disse...

Hey i am suuper boy

Flor disse...

Gosto das mesmas 'pessoas más' que tu!
Nunca tinha pensado nisto desta forma, mas faz todo o sentido! :)
'Só não gosto de pessoas más quando elas são más.'

beijinho**

Johnny disse...

*flor*, claro que faz sentido... fui eu que disse :)

Obrigado pela visita e um beijinho de volta.

Demóstenes disse...

Não há pessoas más.
Apenas mal-amadas.

Johnny disse...

Demóstenes, é uma das formas de ver... também depende do que entendemos por má pessoa e maldade, eu falava daquelas que parecem más, mas que não são, mas acho que vai havendo pessoas más... que talvez o sejam sem elas próprias saberem... mas, lá está, é tudo muito relativo :)

Juana disse...

alguns tipos de pessoas que aqui referes não são más. Talvez tenham um feitiozinho lixado, ou mau feitio. Vou mais por aí. De resto todos nós sabemos como ser "mauzinhos" sem sermos realmente pessoas más. Há dias...

Johnny disse...

Sim, Juana, é por aí, mas há pessoas que generalizam esse feitiozinho para o todo da pessoa.

(isto é mais uma forma de me desculpar a mim próprio perante aqueles/aquelas que me acusam de ser mau :])