11/08/2010

Santiago Calatrava













Cidade das Artes e das Ciências, em Valência

15 comentários:

ipsis verbis disse...

:O linda! notam-se as semelhanças com a gare do oriente... e grande obra que o gajo tem! (já fui pesquisar, claro)

João Roque disse...

O seu estilo é inconfundível!

Dylan disse...

Prefiro o Gaudi.

Cirrus disse...

Totalmente impessoal. Por falar em gare do Oriente, se essa é a obra de referência, devia ser executado já!

meldevespas disse...

Olha eu sou uma pessoa que fica sempre com o pé atrás com modernidades e pós-modernidades (deve ser da idade...) mas gostei.
Gostei e desde já estou em planos pra uma viagem a Valencia. Fiquei com água na boca. Até porque não conhecia.

Ginger disse...

Hmmmm.

Louise disse...

Confesso que é demasiado geométrico para o meu gosto.
Gosto de linhas mais conservadoras e harmoniosas.
Não obstante, não deixam de ser umas belas fotos.

Pronúncia disse...

Gosto... sabes que ele baseia muitas das suas estruturas na anatomia humana?!

Por entre o luar disse...

Para ver estas coisas não me convidas tu =)

Johnny disse...

Notam-se bem, Ipsis, e até me deu a parecer que há características facilmente identificáveis na sua obra, como o jogo de perspectivas, o branco, etc...

Pinguim, começo a achar que sim, até porque em Barcelona está lá aquele anel olímpico que também é dele, mas eu só agora (depois de visitar Valência e pesquisar mais obras dele) soube.

Dylan, é complicado fazer uma afirmação dessas, pá... não só pelo estilo, tempo, das realidades das pessoas, mas porque um é mais escultor do que arquitecto... e até te digo, quanto ao gostar, que a sagrada família é fixe, mas não é nada de especial... desta vez em Barcelona, nem fui lá...

Cirrus, se eu pensar um bocado no assunto, até te garanto que a nível de arquitectura pública o impessoal até será bom, uma vez que não será elitista e alienante... pois tudo o que é pessoa implica escolhas de gosto que levam a grupalização do gosto e guetização dos espaços. É impessoal, mas é agradável, amplo, e garanto-te que me senti bem lá... for what is worth... mas gostos, lá está, discutem-se... mas cada um fica com o seu.

mel, vale a pena, e Valência também tem mais do que modernices e a praça central (do Ayuntamiento) é mais clássica, com várias coisas para ver mais, como o mercado, La Lontja... vale a pena, pelo menos para um fim-de-semana.

Ginginha, tiraste-me as palavras da boca... o que não é muito higiénico, diga-se.

Louise, nem acho que seja muito geométrico, mas mesmo sendo.... eu continuo a achar que é bonito :) e parabéns por teres sido a única a relevar o que de facto importa, ou seja, a qualidade do fotógrafo :)

pronúncia, agora sei :), mas aquele "capacete do exterminador implacável" já me tinha feito pensar nisso in loco.

Por entre o luar... sabes bem que convidei, até te disse para levares mais uma amiga, porque eu ia com um amigo... A culpa não é minha se tu tens problemas em ser tratada sem dignidade por amigos que te tentam objectificar :) mas talvez para a próxima... com amigas...

air max nike disse...

Thank you very much for this article!
For a long time I have done exactly what you warn against. This article was a slap in the face - but a needed one.
That being said, what is the value of an intuitive explanation? Is it to give a lay person an "ah-ha" moment? Is it good to have SOME understanding, even if it is "vague and mush?"
nike air max
air max nike
cheap nike air max
air max 2009
air max shoes
air max 90

mz disse...

Eu acho a obra fantástica!
Ele é único e vai fazer história (já está a fazer) na arquitetura mundial.

Johnny disse...

Eu também, Mz, eu também...

E até acho que todas as cidades deviam ter algo dele... de certeza que ficavam melhores :)

Moyle disse...

o Calatrava é mesmo muito bom. é um Gaudí mas em pós-moderno :)

Johnny disse...

Moyle, bem visto.