29/10/2007

A última ceia em alta definição

A Última Ceia (criada em 1494 e 1498), uma das mais reconhecidas pinturas atribuídas a Leonardo da Vinci, exposta no refeitório Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, e tema central d'O Código da Vinci, de Dan Brown, ganhou desde sábado uma versão digital em altíssima definição que poderá, a partir de agora, ser vista por meio de um computador, em qualquer parte do planeta. A obra-prima virtual foi realizada a partir de uma cuidada recomposição de 1677 imagens, graças à tecnologia de ponta e pode ser vista em http://www.haltadefinizione.com

O trabalho foi feito com a ajuda de uma técnica especial de iluminação, criada com o intuito de não danificar a pintura original, uma vez que o material pictórico é não só muito sensível à emissão dos raios ultravioleta como ao impacte térmico do flash.

A Última Ceia sobreviveu, sem um arranhão, às nove sessões fotográficas, menos tempo do que Leonardo Da Vinci demorou (quatro ou cinco anos) a criar o original que o notabilizou, juntamente com Mona Lisa e A Virgem dos Rochedos. O resultado é um quebra-cabeças de 16 945 790099 pixels que, juntos, foram o mural falso mais verdadeiro que a história de arte conhece.

Na opinião do curador Alberto Artioli, que concede uma entrevista no site, podemos ver na internet como Leonardo da Vinci tornou as chávenas transparentes, algo que é difícil de distinguir ao vivo, sendo também patente o estado de degradação em que ao mural está, ameaçado pela poluição. O artista desenhou-o com uma técnica de pintura a seco e a óleo, por isso a pintura tem a delicadeza e a fragilidade de uma aguarela.

Esta não é, porém, a primeira-vez que a obra se fotografa. No começo do século passado, a A Última Ceia foi retratada a preto e branco através da protecção de vidros. Durante os anos 80, o mural foi reproduzido graças às tecnologias mais avançadas da época e a cores. Desta vez, a profundidade e a nitidez cromáticas, reveladas pela megafotografia, superam em duas vezes a qualidade das imagens digitais convencionais.

in Diário de Notícias online - A.M.G.