25/08/2011

O futebol irritante e anti-desportivo do Barcelona

Golo do Barcelona contra o Nápoles - 32 passes até ao golo banal de Messi


O futebol praticado pelo Barcelona é o mais irritante que pode existir. Este Tiki-Taka gozão de que tanto falam é a coisa mais anti-desportiva que pode existir. Bola para a frente, para trás, para a o lado, para trás outra vez, até ao cansaço do golo, como se o mais importante do futebol não fosse o golo e a sua procura, mas o gozo de trocar a bola sem que os outros a 'cheirem'. Para jogar ao meiinho, tiravam as balizas. E Messi é o arquétipo desse tipo de mentalidade, do gozo. Claro que muito desse gozo é alegria pura, do miúdo que nunca perdeu o gosto pelo que faz, mas muito desse gozo também é exibicionismo balofo. Prefiro muito mais a mentalidade do Real Madrid (e Benfica) de procura incessante da bola, numa vertigem de pressão e corrida para a frente até ao agolo. E se é para falar em Tiki-Taka, gosto muito mais deste, que tem menos passes (só tem 14 em vez dos 32), mas é português e é muito mais pertinente, objectivo e bonito. Um dos melhores golos de sempre.

Golo de Portugal contra a Inglaterra - 14 passes até ao golo espectacular de João Pinto

11 comentários:

Moyle disse...

completamente contigo. e este é um dos melhores golos de cabeça que já vi

Pronúncia disse...

Como diz um amigo meu "quando o Barcelona joga aquilo parece quase um jogo de Playstation"...

Brown Eyes disse...

Bem bem, temos gostos completamente difererntes.Messi sempre, o puto binca com a bola e ninguém o consegue parar qaundo ele engata a quinta. O CR não lhe chega aos calcanhares e o que é certo é que ganhou mais um prémio. Um entre muitos. Barcelona sem dúvida.:)

Dylan disse...

Não concordo nada contigo. Esse "meeinho", como tu o apelidas, é uma forma tão nobre de se chegar ao golo como outra qualquer. Sim, chegar ao golo, não penso que se trate de exibicionismo.

Johnny disse...

Dylan, é um bocado por serem tão bons que até irritam... síndrome de ligeira dor de cotovelo, mas se eu pensar bem, prefiro ver um jogo do Real, mais imprevisível e emocionante, do que um do Barcelona...

Dylan disse...

Johnny,

Desculpa a pergunta mas tens algo a ver com a comissão de utentes contra as portagens na A23? Vi um senhor a falar na TV e tinha o teu nome.:)

Johnny disse...

Dylan, mais uma cena para atiçar a discussão de ódio :) relativamente ao Barcelona

http://youtu.be/pWe_lwegpHk

Dylan disse...

Claro que existem situações em que foram ajudados, nomeadamente naquele escandaloso jogo contra o Chelsea, mas a superioridade sobre os adversários costuma ser tão óbvia - ainda hoje o Villareal levou 5 - que não há discussão possível.

Johnny disse...

Não, não pertenço a nenhuma comissão, mas custa-me perceber que, ao menos, não há alternativa aos chips e à via verde, porque não há forma de pagar se, por exemplo, nos enganarmos - como já me aconteceu - ou se formos utilizadores casuais e isto vai originar que o pessoal estrangeiro não pague nada, porque não vão comprar dispositivos, nem sofrerão consequências porque ninguém se vai dar ao trabalho... e em Portugal toda a gente vai ter de comprar o chip ou a Via-Verde, para alguém que teve a brilhante ideia dos pórticos se encher de dinheiro, mesmo que não ande, porque muita gente vai evitar andar nas auto-estradas mas se for preciso é "electronic toll only" e este only é que me irrita... e quando se pretende trazer gente para o interior... fica difícil.

João Roque disse...

Eu estou inteiramente de acordo contigo; quem gosta de futebol, pode ficar rendido à eficácia de Messi & Cª., mas o puro gozo é outro, e o exemplo do Real e do Benfica de há duas épocas e parece que desta, é precisamente é perfeito.

Johnny disse...

pinguim, claro que concordas! Não fosses tu um ben... um expert, quero eu dizer!!! na matéria :)